sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

E A SAÍDA, PARECE TER SIDO ENCONTRADA.

Ufa! Finalmente, podemos bater no peito, e pelo menos por uma questão de tempo, que rogamos par que seja grande, dizer que estamos tranqüilos e aliviados. Falo da operação dezoito. A ação da polícia em prender os assaltantes profissionais, os criminosos, os suspeitos e os envolvidos na onda generalizada e articulada de assaltos a bancos no interior do Ceará. É como se um peso saísse de nossas costas. Aquela sensação de que ao entrarmos em um banco, seriamos rendidos com armas na cabeça e bandidos educados que querem levar cofres e fortunas em notas de R$ 100 e R$ 50, esta indo embora. Tomamos um banho de água bem fria e o medo, a angústia e aquela dúvida se seriam alvo da tática dos criminosos foi descendo pelo ralo.

Para quem ainda não leu os detalhes da operação que ate agora, já prendeu 29 pessoas com participações diretas e indiretas nas ações, aconselho acessar ou folhear as páginas do jornal Diário do Nordeste, que trouxe hoje na editoria de polícia, uma matéria super detalhada sobre a tática wollildiana. Clique aqui para ler a reportagem do jornal que saiu hoje. É uma excelente escolha. O repórter juntamente com o editor do caderno de polícia do jornal, escreveu super bem. Laudas ricas em detalhes fruto de uma apuração bem feita. Traz nomes dos presos e ainda dos que podem ser detidos pela ação da polícia. Aconselho. Quanto ao jornal O Povo, houve uma certa relaxada na escrita da matéria. A única informação extra que o jornal caprichou em publicar foi a de que a polícia, em entrevista a imprensa, divulgou que o bando de capangas, estava já planejando uma ação maior do que todas as outras articuladas ate hoje (é assustador, não?).

Agora, é o momento de fechar os olhos para pedir a Deus, como em uma espécie de prece franciscana, que esta ação da polícia continue. Ela, por sinal, vem desempenhando um papel muito bem feito neste ano. Tanto, que esta ganhando programas bem bolados e que tem conseguido destaque na TV (uma raridade!), como o “Polícia 24h” da Bandeirantes, e o “Operação de risco” da RedeTV! Não sou muito de generalizar. A polícia tem sido injusta com suas regras de conduta, mais salvo algumas, que vem fazendo trabalhos muito bem feitos, como aqui mesmo em Quixadá. É o momento d éter olho-vivo. Em outro artigo neste mesmo blog, titulei que “Nunca foi tão difícil encontrar uma saída”. Agora, ela tem começando a encontrar, aquela que pode ser a porta para a saída de todos deste problema grave e perigoso, que coloca vidas em risco e que desperta certa sensação de ameaça em toda a população. Começa a evacuar os que estavam em perigo. Agora, a ação a se cumprir como meta, é não deixar o perigo quebrar a porta e invadir nossos sentimentos de tranqüilidade que começa a reinar. Torcemos pela polícia. Torcemos para que o trabalho continue. Torcemos para que a porta que encontraram, esteja com cadeado e que possa ser fechada garantindo que o perigo não adentrará o nosso lar humano. Torcemos para que esta sensação, não seja como alegria de pobre, aquela que dura pouco.

Nenhum comentário: