domingo, 26 de dezembro de 2010

UMA INDICAÇÃO PARA QUEM TEM CORAGEM...

Estava eu aqui, sentado defronte a tela de meu computador conectado á internet, lendo os jornais do meu estado, artigos e... Admirando o ócio. Depois, resolvi mandar alguns scraps para meus amigos. No texto, fiz um balanço do ano que  passou as pressas e que já vai acabando. Deparei-me com uma certeza: a da realização de um sonho. Sou estudante de jornalismo, e o sou num tempo em que, assim como muitas práticas políticas, a carreira de jornalista tem apenas em si, certo descrédito nela depositada.

Foi quando, no percorrer deste meu sonho, que conheci algumas opiniões importantes, que me interessaram e instigaram-me e que me fizeram ver as coisas de uma outra maneira. Foi quando tive o privilégio de, literalmente, enxergar diferente. Como exemplo, vi que a considerada maior revista jornalística do país pela grande mídia, nem é lá essas coisas todas... E já cometeu muitas gafes em sua trajetória, marcada em grande maioria por notas fajutas e laudas fraudulentas.

Enxerguei diferente, e tive depois a idéia de fazer um blog. Expressar nele, aquela sensação de que tinha de que, não é porque somos estudantes de jornalismo, que temos que aceitar as coisas tais como aprendemos lá dentro de um universo denominado universidade. O que vemos ali não é um manual. E sim uma preparação. Pior, é que às vezes, não nos preparam para o imprevisto e a verdade. E quando preparam, esquecem de nos avisar sobre os calos que criaremos nos pés.

Nosso blog quer trazer para você uma idéia diferente. Dar-lhe a oportunidade de que você forme uma opinião diferente. De que você possa ver os dois lados da moeda. Enfim, como o próprio lema sujestiona: queremos que você tenha uma visão diferente daquilo que todo mundo vê. E para isso, questionamos se o que foi publicado e dito esta certo, confirmado, correto ou tem como base de sustentação, fontes confiantes.

Encerro este meu domingo de postagens, lhe indicando um outro excelente blog. O do então radialista famoso por suas já antigas e sustentáveis críticas na Ceará Rádio Club (hoje, só Radio Club) no quadro que eu mais gostava: o Fora Futebol.

Refiro-me á o então radialista, engenheiro e blogueiro Martins Andrade.   
Seu blog (www.martinsandrade.wordpress.com) traz belíssimos artigos que suscitam uma discussão em torno de um assunto que a grande maioria da mídia já dá por encerrada depois de uma apuração as pressas, na corrida do fechamento de um jornal.

Um espírito escasso de opinião que o Martins tem e que expõe sem medo, no seu blog. (uso o termo medo, porque arisco neste termo referente aquelas pessoas que não são preparadas para ouvir as poucas e boas verdades, e se enchem de informações medíocres de fontes duvidosas)

O blog do Martins é para pessoas assim. De peito! Tem que ir com mente aberta. Fechada, duvido que você leia um artigo ate o final. É como em uma metáfora, ler o apocalipse, sem antes ter lido a Bíblia por completa. Você certamente não entenderá. Pelo contrário, ficará com medo.

Falo assim, porque conheço e moro com Martins quando passo o tempo me dedicando os estudos em Fortaleza. Tenho a honra e o privilégio de ter raros de conversar e não por isso,  momentos de grande aprendizagem com ele. Um privilégio digno de ser comparado como milagre, haja vista sua personalidade, típica de quem defende a tapas o ditado “pensar duas vezes antes de falar”. Um privilégio que talvez, muitos gostariam de ter de pessoas tal como o é: ouvir conselhos! Enfim, um homem que não vive falando trololó pela casa e que quando dá na telha fazer isto... Incomoda a muita gente. Sejam elas importantes (como foi nos tempos de rádio) sejam elas modeladas (que não tem índole própria. Ou seja, quem é manipulado).

Para terem uma noção do quão bom é seu blog, trago para uma reflexão de insto a ler o blog com um tempo maior, uma postagem de hoje, onde nos leva a refletir mais profundamente sobre o pensamento de Luciano Martins Costa.

Leiam e sigam! È uma escolha perfeita para quem busca a perfeição do pensamento. (ou ao menos, tenta.)

_______________

A MÍDIA, DE NOVO.

“o país que dominar a imprensa de outro tem o controle sobre a opinião pública, porque se o povo for erroneamente informado pela rádio, pelas revistas e jornais, fará seus julgamentos também erradamente, visto que o poder de adivinhar não existe.” Osny Duarte Pereira

Se você trocar “o país” por partido político ou grupo político entenderá o que acontece no país como um todo e em vários estados e capitais brasileiras.

Reescrevendo o pensamento de Osny Duarte Pereira: “O GRUPO POLÍTICO QUE DOMINAR A IMPRENSA DO OUTRO TEM O CONTROLE SOBRE A OPINIÃO PÚBLICA, PORQUE SE O POVO FOR ERRONEAMENTE INFORMADO PELA RÁDIO, PELAS REVISTAS E JORNAIS, FARÁ SEUS JULGAMENTOS TAMBÉM ERRADAMENTE, VISTO QUE O PODER DE ADVINHAR NÃO EXISTE”

Transcrevo para vocês o artigo do jornalista Luciano Martins Costa, primeiramente publicado no  “Observatório da Imprensa“ e reproduzido no Blog Vi o Mundo, de Luis Carlos Azenha.

Reproduzo-o pelo  senso crítico que faz à cerca do momento em que vive nossa grande imprensa, tomada por um partidarismo exacerbado, onde cada linha escrita esconde a doutrina neoliberal, reproduzindo mais a vontade de seu dono ou empresário, deixando de lado todos os avanços que o país conseguiu nos últimos anos.  

// PARA LER MAIS >> www.martinsandrade.wordpress.com

Autor: Martins Andrade (Texto original extraido do Blog do autor. sem modificação gramatical.)
                                    

Nenhum comentário: