domingo, 5 de dezembro de 2010

QUESTIONAR É PRECISO.

Pare tudo o que você estiver  fazendo e pensando agora, e tente raciocinar na resposta apenas, desta pergunta: você, conseguiria seguir adiante sem se questionar? Experimentaria de uma comida da qual nunca antes havia comido, sem antes perguntar se era boa? Sairia para um lugar, que jamais fora, sem antes perguntar como é por lá? E quando, vem aquela dúvida, ou seja, a questão: Será que dá certo? Porque foi assim? E se não for verdade? E se isso, e se aquilo? Constantemente, sem ate que você se de conta, nos questionamos por quase tudo. Sobre pessoas, sobre manias, sobre ações, sobre argumentos, sobre histórias. Contudo, esquecemos de nos questionar sobre aquilo que lemos, assistimos e acessamos, a fim de nos mantermos sempre bem informado e a pá do que se passa. Responda de novo, você ao menos, alguma vez, parou para pensar se aquela informação que se diz exclusiva, que esta no jornal que você assina, e recebe todo dia na sua casa, é verídica?  E aquele programa de TV que você assiste todo dia, julgando pessoalmente, como o que transmite melhor a notícia, é de fato verdadeiro em tudo o que mostra? Ou ainda, aquele famoso site de Internet, a qual você recorre, onde quer que esteja, (haja vista a mobilidade digital) para saber o que esta acontecendo no exato momento, com precisão, imparcialidade e agilidade, é de fato preciso e verídico naquilo que propaga?
Vivemos em um tempo de alienação da informação.  Acreditamos em tudo aquilo que esta a nossa frente na primeira vez. E, não era para ser assim! Há uma pequena frase, que diz: “Pior do que ler nenhum jornal é ler um único jornal”.
Ela traduz a alma e o espírito deste blog. Questionar, questionar e questionar. Acredita na ultima chance. Por a mão no fogo, quando ele já estiver se apagando. Devemos ter a mão na cabeça desta vez. Enganaram os bombeiros desviando as ajudas humanitárias das vítimas das enchentes de Santa Catarina, quando o que víamos eram sorrisos e falsas impressões de felicidade, o banco Lhemans Brothers faliu quando achávamos que era a melhor fase da economia, a luz apagou no Brasil inteiro, por uma falta de planejamento quando achávamos que era culpa de uma tempestade de raios e descobriu-se que o pai e a madrasta eram os feitores da morte da menina, quando eles apareciam entre uma lágrima e outra como pobres coitados. Ou seja, tudo quando acreditávamos que as doações corriam bem, que a economia subiria, que o tempo era o culpado da história, e que os pobrezinhos não tinham nada a ver na história.
Queremos com tantos outros exemplos, trazer neste blog, à cereja que falta no bolo: formular questionamentos que antes não haviam sido pensados, mostrar que o que esta aí nas páginas nos canais e na Internet, poderia sem mais aprofundado. Enfim, de que a mesma coisa, poderia ser enxergada por várias olhares e por vários outros ângulos diferentes. E que você, assim o será se ler este complemento.
Um blog com a finalidade única de informar. Seja levantando hipóteses de novo rumo, de prestar serviços, de lhe mostrar novos caminhos.
Entrem, apreciem a vontade, e sem moderação. Faremos um trato daqui para frente. Seja a faca, e nos, o queijo, para você pode cortar as raízes do que se deixa opaco por ai. Afinal, questionar, é preciso. 

Nenhum comentário: