segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

NEM A TV ESCAPA DA CHUVA

Não se deixe enganar. A TV, de fato, jornalisticamente não escapa da chuva. Noticia com demasia provocando uma sensação de desconforto em quem assiste, reportagens meio que já repetidas sobre os mesmos casos. É sempre o mesmo roteiro: imagens de chuva e relato de moradores. O que muda é unicamente os personagens da trama.Ok, correto! Queremos saber sim sobre quem esta sobre risco e perigo. Ate mesmo como em uma espécie de contribuição com a sociedade, uma vez que o jornalismo tem seu compromisso social de informar para formar opiniões. Entrevistas de moradores agonizados e ilhados em seus bairros antes tranquilos, servem e chegam ate as autoridades que sentem-se cobradas indiretamente para os problemas que lhes cabe solucionar. Contudo, no instante em que prestam o mínimo de serviço para o cidadão telespectador, o jornalismo produzido an TV acha que presta o máximo. Ledo engano. Raramente os produtores levam ate os estúdios geógrafos, engenheiros, bombeiros, geólogos, médicos além das autoridades de um estado ou município, que fariam mais ainda, uma contribuição para a sociedade, informando sobre os problemas, colocando os pingos nos Is, alertando sobre problemas de saúde, informando de como agir em momentos de urgência e sem socorro por perto, e acima de tudo, trazendo as palavras para a resposta do que eles querem realmente vêem enquanto assitem: a promessa (sem ser cansativa) de quando o problema vai ser solucionado e sucessivamente acabar! 

Dito isto, uso o título para literalmente, concretizar o que houve hoje em uma emissora de TV aqui no Ceará, a TV Diário. A água decorrente da chuva alagou parte da emissora e acabou com os cenários de alguns programa da emissora que faz parte do sistema Verdes Mares de Comunicação (filial da Globo no Ceará). 
A TV Diário ficou em prejuizo quando uma parede com viga de sustentação da cenografia caiu em cima dos cenários dos programas ‘Sua Manhã’ (Maisa Vasconcelos), ‘Comando 22′ (Ferreira Aragão) e Paulo Oliveita na TV. Com o imprevisto, Maisa (Vasconcelos, apresentadora), não pode retornar hoje ao vivo à TV Diário (com seu programa Sua Manhã), depois de uma licença médica e a atração teve de ser reprisada.

Hoje o programa ‘Comando 22′ foi apresentado em um estúdio improvisado com um Chroma key (cenário virtual). Já o programa do comunicador Paulo Oliveira foi apresentado direto dos estúdios do Diário na TV. 

O assessor de imprensa do grupo Verdes Mares, Kiko Barros, disse que os problemas técnicos resultantes do alagamento de alguns pontos do estúdio já foram sanados. 

A promessa é de que amanhã, terça-feira, Maisa e Ferreira, voltem a apresentar seus programas em seus respectivos cenários originais e re-construidos. 




     

Nenhum comentário: